sábado, fevereiro 25, 2012

Mago do Pinball, Steve Kordek morre aos 100 anos




imagem


Ele entrou na indústria por acaso e acabou revolucionando o negócio ao criar o pinball com duas palhetas, máquina que se tornou ícone de gerações e o padrão por décadas. No último domingo, Steve Kordek morreu, aos 100 anos, em um hospício na cidade de Park Ridge (Illinois, EUA), informa o New York Times. 

O grande mérito desse Mago do Pinball foi ter idealizado a (hoje eterna) máquina de duas palhetas controladas por botões, opção que dava mais controle e força do que a versão anterior, que tinha seis caóticas palhetas. Ele era funcionário da Genco, e começou sua carreira por lá acidentalmente: quando procurava um lugar para se esconder de uma chuva surpresa, acabou entrando no primeiro lugar que achou e perguntaram se ele estava "procurando emprego". Talvez não estivesse, mas é assim mesmo que nascem as melhores lendas, não é?

Em entrevista ao NYT, Roger Sharpe, autor do livro Pinball! (1977), fala sobre a importância do mago: "O legado de Steve é comparável ao de D.W. Griffith [pioneiro cineasta americano], passando dos filmes mudos para os falados, para o cinema colorido, CinemaScope e 3D computadorizado".


Steve, já velhinho, pode ser visto em um vídeo no YouTube em que parentes e amigos fazem uma homenagem pelo seu 100º aniversário. 

E se eu fosse você, ia jogar um pouco de pinball agora mesmo, seja na rua, no iPhone, nos joguinhos de Windows.

Abaixo o vídeo do aniversário de 100 anos de Steve Kordek







Fonte:Kotaku

Nenhum comentário:

Postar um comentário