segunda-feira, setembro 26, 2011

Crise na Wikipédia

Enciclopédia virtual colaborativa passa por problemas que podem ameaçar o site, como a fuga de articulistas. Solução pode estar na integração de redes sociais ou na quebra de um principio de seu criador: abrir espaço para propagandas

fundador Jimmy Wales 

A Wikipédia, conhecida como web colaborativa enfrenta uma crise. O fundador, Jimmy Wales reconhece que vem perdendo voluntários na publicação de novos artigos, especialistas dizem quem a edição de alguns textos possui interferências políticas e ideológicas.

Para sair da crise, Wales pretende incentivar os colaboradores por meio de universidades. No inicio do mês de Agosto o criador da Wikipédia assumiu que o número de 90 mil voluntários estava diminuindo.
Em entrevista à agência Associated Press, Wales disse “Não é uma crise, mas eu considero que seja algo importante. Diversas diretrizes editoriais são impenetráveis para os novos usuários”



Um dos problemas identificados por especialistas consiste na falta de isenção na edição dos artigos.  Muitas vezes, um editor muda o conteúdo côo bem entende e a pessoa que escreveu nem sequer fica sabendo porquê. Em outros casos, tem relacionados à política, religião e esporte, por exemplo, geram imensas discussões entre os wikipedistas.



Outro problema é a falta de tradução de inúmeros artigos, para isso a organização está tentando ampliar o programa com estudantes de universidades, este projeto será focado para o Brasil, Índia, Canadá, Alemanha e Reino Unido.

Um dos princípios da Wikipédia é não abrir seu espaço para a propaganda, pois, segundo os idealizadores, isso acabaria comprometendo conteúdo de muitos artigos, mas com anúncios haveria condições para a enciclopédia contratar profissionais para fazer a edição de textos.

em 2011 Wikipédia completa 10 anos









fonte: Jornal A Notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário