sábado, setembro 17, 2011

4G à caminho

 
No Brasil cerca de 19 milhões de celulares utilizam a tecnologia 3G para se conectarem a Internet. Somando todas as plataformas que acessam a Internet pelo modem 3G há no Brasil 25 milhões de conexões. Mas esta tecnologia em crescimento desde 2008, já está com os dias contados. Uma quarta geração ganha força no exterior e deve estrear por aqui em 2013. A expectativa é que até a Copa do Mundo, as cidades-sedes contenham conexões 4G.

Para os usuários a diferença é notável, a tecnologia 4G, padrão LTE (Long Term Evolution, em português Evolução de Longo Prazo) possui transmissão de dados  no mínimo 10 vezes mais rápida que o 3G, além da maior eficiência na navegação quando está em movimento, em veículos, por exemplo. Até agora 20 países já tem esta tecnologia implantada. Nos EUA, uma empresa começou a oferecer a Internet por rede 4G no fim do ano passado. Na América Latina, nenhum pais tem um  serviço 4G comercial, o primeiro deve ser a Colômbia.

Comparação da velocidade entre 3G e 4G


Enquanto a tecnologia não chega ao Brasil, as redes 3G continuam a ser ampliadas. A cobertura chegou a 1497 municípios em abrir de 2011, totalizando 75% do país.

Clique sobre a imagem para aumentar





Fonte: Matéria BIT- Rede Mais Veloz a Caminho, Jornal Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário