quarta-feira, agosto 03, 2011

Trabalho de Escola - Discurso sobre Desenvolvimento Sustentável

Prezados professores e colegas aqui presentes, eu Leonardo Kipper, venho aqui hoje falar sobre um assunto importante e que está constantemente presente na mídia atualmente, trata-se do Desenvolvimento Sustentável. Se continuarmos com a atual realidade estaremos levando para as futuras gerações, não um planeta, mas sim um grande depósito de lixo, pois este será o futuro e provavelmente o fim de nosso planeta.


Não é de hoje que o problema existe, ele já vem de muito tempo atrás e nós somente estamos agravando a situação e tornando-a irreversível. Como qualquer casa, o planeta é o espelho dos seus moradores, assim devemos tomar atitudes cabíveis para depois apontar-mos os erros nos outros.


“Toda ação tem uma reação”, já afirmava isso a Terceira Lei de Newton; a árvore que cortamos hoje dará origem ao gás carbônico que nos matará amanhã. Tendemos a ser capitalistas, buscar mais lucros e conforto e expandir nossos horizontes, mas devemos fazer isto de uma maneira consciente, de tal forma a não prejudicar nosso planeta.


Para que a mudança realmente aconteça devemos começar com pequenas ações, como diminuir o desperdício de energia e água, reutilizar sacolas e caixas, e levar o lixo para a reciclagem, na hora de comprar, optar por produtos com selos de proteção ao meio-ambiente, eletrônicos que emitam pouca radiação para proteger a camada de ozônio e que consumam pouca energia.


Só após as nossas ações poderemos pedir a grandes empresas reduzirem a emissão de poluentes, incentivar a criação de energia a partir de fontes renováveis, como é o caso da biomassa e etanol, e condenar a extração de fontes poluentes, como o petróleo e a energia de termoelétricas.


Devemos também combater a derrubada de florestas, as queimadas e o tráfico de animais, pois de alguma forma são necessárias para manter as condições de vida no meio ambiente.  O planeta pune nossas ações com temperaturas cada vez mais altas, chuvas intensas, tornados e furacões além de tsunamis e terremotos.


O desenvolvimento econômico também deve ser reavaliado, o lucro não deve ser aquilo que ganhamos financeiramente, mas sim a recompensa por termos feito ações sustentáveis que ajudem as futuras gerações.


Já o desenvolvimento social é a questão mais importante, não adianta combater o desmatamento e a poluição se grande parte da população vive na miséria, estima-se que dos 7 bilhões de habitantes da Terra, 1 bilhão e 100 milhões vivem em  pobreza extrema com menos de 1 dólar por dia.


A agricultura também deve sofrer grandes mudanças, deixar de desmatar para criar gado, evitar a contaminação de lençóis freáticos, implantar biodigestores para reduzir a poluição do metano, e a partir deste produzir energia limpa.


O consumo consciente deve ser feito adotando a prática dos 3 “erres”: o primeiro de REDUÇÃO, evitar adquirir produtos desnecessários, o segundo de REUTILIZAÇÃO,  sugere o reaproveitamento de embalagens, sacolas, e frascos, o terceiro e ultimo R de RECICLAGEM,  orienta separar o lixo que pode ser reciclado do restante, para evitar o gasto de matéria-prima na fabricação de um produto que pode ser adquirido através da reciclagem.

Adote a prática dos 3 “erres” e ajude a salvar o nosso planeta, este será o meu, o teu e o nosso compromisso!!!

Muito Obrigado.

Um comentário: