sábado, agosto 06, 2011

Arquitetura do PC


A arquitetura de um computador é a estrutura física (hardware), composta pela Fonte, Placa-Mãe(Motherboard) e os demais componente ligados a ela (memória RAM, HD, Drives, Processador...) que obedecem aos comandos do sistema operacional (S.O.) e os programas (softwares).

Fonte de Alimentação


A Fonte é responsável pela distribuição de energia em todo o sistema. " Muitas vezes o usuário reclama de lentidão em uma máquina boa. Mas não percebe que a causa disso pode ser a fonte com desempenho ruim". O tipo mais comum é a fonte ATX 24 Pinos, 12 volts. É necessário verificar com atenção a sua capacidade (450W, 500W) e se ela trabalha com Watts Reais ou somente é genérica.


Placa-Mãe


A placa-mãe pode ser conhecida como a "espinha dorsal" do computador, nela são interligados os demais componentes que integram o PC, ela determina o modelo de Processador, a quantidade e o tipo de memória RAM  que podem ser usados. Os modelos são basicamente divididos em onboard e offboard. A onboard possui vídeo, áudio e rede integrado, já a offboard não conta com estes componentes.


Processador


"O processador é o cérebro do computador", sua função é processar e executar as funções solicitadas pelo sistema operacional e os programas. No universo popular da informática é o processador quem dá o nome ao computador, por exemplo "Computador Core I3 540". Como o processador trabalha a elevadas temperaturas é necessário a instalação de um cooler no mesmo soquete do processador e a aplicação de pasta térmica.

Memória RAM

Memória de Acesso Aleatório, é responsável pela velocidade do computador, pois carrega os dados para o processador executar.  Quanto mais Gbs de memória mais rápido será o PC. Quanto mais programas estiverem em uso, menor será a a memória disponível. Quando a memória é insuficiente para rodar os programas que você precisa, o S.O. "toma emprestado" do HD a quantidade necessária para rodar o aplicativo solicitado, este processo chama-se "memória virtual", mas torna o sistema lento pois a memória virtual do HD é mais lenta que a memória RAM.


Disco Rígido (HD)


É o dispositivo de armazenamento dos dados do PC, Ao contrário da memória RAM, os dados que estão no HD não são apagados quando o computador é desligado. Os modelos mais atuais possuem capacidades maiores de armazenamento e melhores taxas de transferência de dados.  Para que os dados possam ser acessados, o HD é conectado à placa-mãe através de um cabo IDE, SCSI ou SATA.


Drives


Os Drives são os leitores e gravadores, como o Drive Floppy(disquete), Drive de CD, DVD e Blu-Ray

Periféricos


São equipamentos acoplados ao computador, projetados para tornar mais agradável a interação entre usuário e máquina, como o Mouse, Monitor, Teclado,WebCam, Impressora...


por Leonardokipper

2 comentários:

  1. Aquela máquina apresentada ali, é o sonho de consumo de qualquer operador avançado!!

    ResponderExcluir
  2. a primera foto ou a ultima?

    a última roda Tibia no minimo, já vem com Windows 95... já foi top

    ResponderExcluir