quinta-feira, julho 28, 2011

A História do Computador

O homem sempre procurou produzir mais com menos esforço, para isso criou as máquinas para a simplificação e a evolução do trabalho humano.


A primeira calculadora que realizava somas e subtrações, denominada de "La Pascaline" foi criada em 1642 pelo francês Blaise Pascal, essa máquina funcionava por meio de engrenagens de rodas dentadas que levavam os dígitos de uma coluna a outra. O resultado aparecia em uma espécie de janelinha. A primeira calculadora foi um passo importante, pois a partir daí surgiram várias outras invenções.


Na Revolução Industrial, foram colocadas as primeiras grandes idéias sobre o trabalho humano vir a ser realizado por máquinas. Essa máquina era considerada como a primeira semelhante ao nosso atual computador, a partir desse projeto o inglês Babbage desenvolveu um dispositivo de entrada e saída que usava cartões perfurados.


Mais tarde Alan Turing desenvolveu a base de todas as técnicas de programação atual, numa forma de inserir dados nas máquinas, chamada de decodificação. As informações eram transformadas em sinais (0 e 1, sistema binário), a nova tecnologia foi testada o censo norte-americano de 1890.

O crescente avanço da tecnologia chamou a atenção dos militares norte-americanos, que empregaram grandes investimentos em pesquisas e projetos sobre computadores; durante a 2ª Guerra Mundial começaram a ter os primeiros resultados dos investimentos.

O Mark I, um enorme computador que utilizava milhares de relés, foi desenvolvido pela Marinha em parceria com a Universidade de Harvard e a IBM, em 1944. Um dos problemas apresentados foi o ruído alto e intenso emitido quando estava em funcionamento.

No decorrer da 2ª Guerra Mundial, criou-se um novo grande computador: o ENIAC ( Eletronic Numeric Integrator and Calculator), com 18.000 válvulas termoiônicas o ENIAC pesava 28 toneladas, queimava 178 quilowatts de energia e ocupava uma área de 167 m² na Universidade da Pensilvânia, E.U.A, mas ficou pronto apenas em 1946, quando a guerra já tinha terminado.

Após o ENIAC veio o EDVAC, projetado com uma programação interna, durantes esses anos os computadores eram usados apenas em projetos governamentais e acadêmicos, assim em 1951 a IBM começou a construir computadores em série.

Von Neumann criou um sistema de estrutura lógica para o computador, para que ele pudesse trabalhar com várias informações ao mesmo tempo, esta ideia transformou o mundo da computação, outro avanço tecnológico foi a criação do transistor, substituindo as válvulas, pois eram mais rápidas, confiáveis, duravam mais e gastavam menos energia.


Com a evolução dos transistores, criou-se uma peça eletrônica com maior capacidade de processamento, o Chip,  em 1953 a IBM "Internation Business Machines" lançou o IBM 701, seu primeiro computador digital. Foi o primeiro computador da marca comercializado e foram vendidas 19 unidades em 3 anos.


A história da computação modifica-se continuamente, e hoje chegamos a um estágio em que todos os equipamentos se tornam obsoletos, pois a cada dia cria-se um equipamento novo, mais rápido e mais eficiente.





por Leonardokipper,  baseado em Biblioteca da Escola em Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário