sexta-feira, julho 29, 2011

Glossário de Segurança

Quando se está procurando informações sobre vírus na internet acha-se muita coisa, agora resumidamente explicarei o que são alguns dos conceitos utilizados neste assunto




BOT: é um vírus que se propaga automaticamente ao explorara sites que o contenham, é um programa espião, e pode controlar remotamente o computador afetado, transformando-o em "zumbi"

CAVALO-DE-TRÓIA: é um vírus que se passa por um programa legitimo (programas, jogo
s...) para iludir o usuário, infectar o sistema e tornar o computador acessível para que hackers consigam capturar informações.

DoS: em inglês, Denial of Service,  ou negação de serviço. É uma estrategia de ataque que consiste em disparar um grande numero de requisições a um sistema, disponível e vulnerável, (número excessivo de acessos a um site, deixando-o fora do ar, por exemplo)

HACKER: inicialmente designava indivíduos com conhecimento avançado em informática. Hoje, são aqueles que invadem sistemas, propagam ameaças ou alteram páginas da internet.

KEYLLOGER: software que captura as sequencias de teclas digitadas pelo usuário do computador infectado (por exemplo, durante a digitação de senhas) e envia-as para os criminosos pela web.

MALWARE: programa que realiza atividades prejudiciais ao equipamento ou às informações do usuário.

PHISHING: ameaça em forma de e-mail, tentando convencer o usuário a fornecer dados pessoais em sites clones  falsos,  ou a a baixar programas que roubam dados e senhas.

ROOTKIT: pacote de programas criado para camuflar softwares e garantir a ação de hackers em PCs vulneráveis, por isso antes de fazer downloads, certifique-se de que o site é confiável.

SPAM: é um e-mail não solicitado, antes era usado para publicidade, mas transformou-se na maior forma de disseminação de de pragas e golpes virtuais.

SPYWARE: software que coleta informações sigilosas e monitora as ações do usuário em um PC invadido, ao se conectar a internet os dados são repassados aos criminosos.

WORM: ameaça capaz de se propagar automaticamente pela web, como um verdadeiro verme. Porem ao contrário de vírus, não insere copias de si próprio em outros programas.

por Leonardokipper 
baseado em GUIA COMO SE FAZ: Montagem, Manutenção e Instalação de Computadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário